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Como Manter uma Rotina Saudável estando em casa? Cuidando do corpo e da mente

Como Manter uma Rotina Saudável estando em casa? Cuidando do corpo e da mente

Estamos passando por um momento difícil no mundo todo, onde muitas pessoas estão em quarentena, e muitos tem se preocupado como manter uma rotina saudável em casa?

Ter uma rotina saudável é vital para o corpo e a mente. O dia rende mais, os níveis de estresse baixam, nos sentimos mais dispostos e conseguimos ser mais produtivos mesmo estando em casa.

Para manter uma rotina saudável, é importante deixar hábitos antigos para trás, como noites mal dormidas, alimentação desregulada e sedentarismo. Por isso listamos algumas dicas para vocês:

Tenha uma boa noite de sono

Ter um sono de qualidade é premissa para um dia produtivo. Dormir bem é importante para uma rotina saudável, porque é à noite que o corpo produz hormônios importantes, como o do crescimento, e fixa a memória e o aprendizado, o que acontece durante o sono REM – o mais profundo de todos os ciclos.

Para dormir bem, crie um ritual, que pode começar com um banho quente e relaxante. Deixe o quarto o mais escuro possível e evite a luz azul, proveniente de telas de TV e smartphones. Também evite cafeína e bebidas alcoólicas no final do dia.

Beba água

Apesar de estar bem claro para todos que é preciso beber água, nem sempre isso é colocado em prática. A importância da hidratação está no fato de que reações químicas vitais para o funcionamento do nosso corpo dependem da água para acontecer.

A desidratação dificulta a eliminação de secreções, afeta o desempenho cognitivo, o humor e dificulta o funcionamento do intestino. Por esses e outros fatores, beba água!

A água vai manter o organismo hidratado para o intestino funcionar melhor, a pele ficar mais bonita e as toxinas serem eliminadas.

Pratique Atividade Física

São inegáveis os benefícios da prática regular de atividade física: melhora o condicionamento, controla a pressão arterial, diminui risco de diabetes e infarto, eleva a imunidade, contribui para a postura, evita ganho de peso e combate o estresse.

Escolha uma modalidade em que você mais se identifica, e pratique. Hoje existem diversos vídeos na internet, podendo fazer em casa, mas lembre não se preocupe no tempo da atividade, o importante é se movimentar, não nascemos para ser sedentários, 5 minutos bem feitos de atividade, é melhor que nada.

Tenha uma alimentação saudável

Comer saudável é capaz de blindar o coração contra infarto e prevenir diabetes, entre outras muitas doenças. Inclua no seu plano alimentar grãos integrais, frutas, castanhas, vegetais, carnes magras, leite desnatado, iogurte, sementes em geral e azeite. Adicione nas refeições alimentos antioxidantes e com elevado teor de fibras. Evite refrigerante, sal, carboidratos refinados (arroz branco e biscoitos), alimentos gordurosos e doces.

Uma dieta balanceada contribui para uma rotina saudável e os benefícios virão a médio e longo prazo.

Reserve um tempo para a família

Encontre uma brecha na agenda para ficar com a família. Se tiver filhos, faça programas divertidos  e ainda mais se sua casa tiver espaços ao ar livre ou envolva as crianças no preparo de uma receita saudável. Elas vão adorar!

Relaxe

Dê uma pausa nos compromissos diários para relaxar um pouco. Isso pode acontecer com a leitura de um livro, meditação, alongamento, o aprendizado de algo novo e com a maratona de uma série. Enfim, encontre uma atividade para se desligar da rotina.

Reserve esse momento para recarregar as energias, fazendo com que o retorno ao trabalho seja mais produtivo e cheio de ideias novas. Por mais simples que pareça, é uma atitude que fará diferença na construção de uma rotina legal.

Cuide de você

Depois dos cuidados com a família, concentre os esforços no seu próprio bem-estar. Tome um banho relaxante, cuide da pele e hidrate o cabelo. Dê este prêmio ao corpo e à mente.

Faça o ritual antes de dormir para relaxar ainda mais e conseguir uma noite de sono regenerativa para encarar mais uma manhã.

Utilize essas dicas para uma rotina saudável e promova mudanças no seu dia a dia. Você se sentirá mais descansado e com maior disposição para seu dia a dia.

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