Blog

Aqui você acompanha dicas de saúde, alimentação, estilo de vida saudável, saúde e bem-estar. Nos acompanhe e torne sua rotina muito mais saudável.

Você sabe o que é alimentação emocional?

Você sabe o que é alimentação emocional?

Você já ouviu falar em fome emocional?

Ela geralmente acontece quando estamos ansiosos, estressados, tristes, sobrecarregadas e entediadas ou, até mesmo, com raiva e por conta disso, acabamos descontando na comida.  A comida pode ser uma distração temporária, mas comer não vai resolver o problema original que o levou a se sentir assim. Na realidade, comer por motivos emocionais cria outro problema, você se sente mal porque perdeu o controle. Perceber a ocorrência da fome emocional é algo simples, pois ela ocorre geralmente quando o nosso estado de espírito está desequilibrado.

De forma resumida, a fome emocional consiste na vontade excessiva de comer alimentos específicos, que pode durar horas. Ou seja, mesmo que a pessoa se alimente bem, esteja com a sensação de saciedade, ainda tem vontades de alimentos específicos. Isso pode ser perigoso, pois podemos acabar ganhando muito peso ou até mesmo intoxicar o organismo com alimentos maléficos.

Antes de tudo, o primeiro passo para sair deste ciclo vicioso é buscar entender de onde e por que vem a sensação excessiva de fome. Para isso, devemos buscar um profissional especializado, como um coaching de emagrecimento para entender de onde vem essas vontades excessivas, pois isso está certamente relacionado a alguma questão na vida que não vai bem, para assim poder trabalhar de forma específica em cada caso, buscando o autoconhecimento.

Uma ótima forma de buscar aliviar a ansiedade e estresse (que são grandes causadores da fome emocional) que você já pode sair fazendo hoje é a prática de exercícios físicos, seja ele, caminhada, natação, musculação, funcional, pilates; o importante é gostar.

Quando nos exercitamos, nosso corpo fica mais oxigenado, relaxado, liberamos endorfina (hormônio do prazer), prevenindo instabilidades emocionais.

Por isso se você está nesse ciclo vicioso, inicie um exercício físico hoje, além de buscar um profissional para você conquistar seu autoconhecimento!

Quer tirar suas dúvidas, solicitar mais informações ou agendar sua consulta?

Clique aqui e fale conosco
Compartilhe este post:

Assine nossa Newsletter

Contato

Tem alguma dúvida, sugestão ou quer agendar uma consulta? Preencha o formulário e em breve entraremos em contato com você!